» » » Saiba como investir em títulos públicos no Tesouro Direto



O Tesouro Direto é um programa de negociação de títulos públicos para pessoas físicas pela internet. É considerado uma opção de investimento segura e de baixo custo para o pequeno investidor, assim como a poupança. A diferença é que o Tesouro Direto costuma ter rentabilidade maior do que a poupança.
Quem compra títulos do Tesouro empresta dinheiro para o governo e se torna seu credor. Em troca, o investidor vai receber os juros dessa negociação. 

Antes da criação do Tesouro Direto, em 2002, apenas grandes investidores conseguiam comprar títulos públicos diretamente do governo. Os pequenos só tinham acesso a essas aplicações por meio de fundos de investimento. 

O economista e mestre em Finanças pela Universidade Mackenzie, Fernando Pinho, lista as vantagens do investimento no Tesouro Direto:
  • o rendimento é significativamente mais alto do que alguns fundos de investimento
  • tem data de vencimento definida, que é quando o governo federal quita suas dívidas
  • tem liquidez diária
  • não há necessidade de fazer investimentos vultosos
  • os títulos podem ser comprados num banco, corretora de valores ou através do site oficial

Como investir

Para começar um investimento, basta entrar no site do Tesouro Direto e escolher uma corretora. Lá está disponível a lista de todas as instituições que são autorizadas a investir no Tesouro Direto, e as taxas cobradas por cada uma delas.

O próximo passo é fazer um cadastro nessa corretora, abrir uma conta e transferir o dinheiro que pretende investir. O valor mínimo da aplicação é R$ 30. 

A cada compra você receberá um certificado da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), um documento que assegura que o seu dinheiro foi encaminhado para o título que escolheu.


Como resgatar

O investidor receberá automaticamente na sua conta o valor da aplicação mais juros quando o título vencer. Por exemplo, se você comprar um título que vence em 2020 e não fizer mais nada, você receberá o dinheiro na sua conta assim que vencer o título. 

Mas se quiser resgatar o dinheiro antes do vencimento, você poderá revender o título. O Tesouro Nacional recompra os papéis em poder do público todos os dias úteis. No caso de venda antecipada, a rentabilidade vai variar de acordo com as condições de mercado.
 
 
 
Fonte: Portal G1
 
 

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página