» » » Policiais do Deic vão atuar contra grupos de pichadores em SP


Ponte Estaiada antes da remoção das pichações (Foto: Reprodução/TV Globo)

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves, afirmou nesta segunda-feira (23) que o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) vai atuar contra o grupo de pichadores.

O Deic é especializado nas investigações contra o crime organizado e a pichação esté prevista apenas na Lei de Crimes Ambientais e tem pena prevista de detanção de 3 meses a 1 (um) ano e multa. 

"O Deic vai atuar pontualmente toda vez que a gente perceber a existência de uma organização diferenciada visando a realização de pixações", disse Alves durante agenda do governador Geraldo Alckmin. 

Em 2015, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que ameniza a punição para quem picha edifícios e monumentos urbanos. A proposta acaba com a possibilidade de prisão para pichadores e estabelece como punição a prestação de serviços à comunidade por, no máximo, cinco meses. 

No dia 14, um homem foi detido por pichar o prédio da Prefeitura de São Paulo, no Centro da capital paulista. De acordo com a Secretaria Municipal da Segurança Urbana, ele foi flagrado por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) quando escrevia em uma parede lateral do edifício.
 
O prefeito João Doria (PSDB) está em uma cruzada contra pichadores desde o início do seu mandato.
Uma parede que tinha grafites na Avenida 23 de Maio e que foi pintada de cinza pela Prefeitura de São Paulo nos últimos dias amanheceu com manchas coloridas na manhã desta segunda-feira (23). 

As marcas feitas em diferentes cores seriam um protesto contra Doria e lembram as manchas que já foram feitas em monumentos como a estátua de Borba Gato e o Monumento às Bandeiras. 

As manchas apareceram em uma parede perto do Viaduto Tutoia, na Vila Mariana. Perto dali, foi preservada uma pintura do muralista Eduardo Kobra que faz referência à São Paulo antiga. No total, haviam sido pintados 15 mil metros quadrados de paredes com grafite nos últimos anos na avenida, fazendo da 23 de Maio o maior mural a céu aberto da América Latina. 

Segundo a nova administração, os painéis de grafite pintados em 2015 na 23 de Maio e que estavam pichados foram retirados. O prefeito João Doria anunciou que a avenida terá oito espaços para os grafiteiros. 

A estratégia causou protestos. Neste domingo (22), cerca de 40 manifestantes fizeram um ato na avenida a favor dos tradicionais grafites. O ato saiu da Praça da Bandeira, no Centro, e ocupou uma das faixas da pista sentido Aeroporto de Congonhas da 23 de Maio. Os manifestantes levavam faixas e filmavam os grafites que sobraram. Policiais militares acompanharam de perto o protesto, que terminou de forma pacífica no Parque do Ibirapuera. 


Doria comenta

Horas antes, durante agenda pública na Vila Maria, Zona Norte da capital, Doria comentou a polêmica em torno do tema. "Pichação não é grafite nem mural. Mural e grafite são expressões de arte urbana, que nós respeitamos. Pichação, não, nós condenamos”, afirmou. 

Segundo Doria, o secretário da Cultura, André Sturm, está “convidando muralistas e grafiteiros para recuperar as cores originais” dos grafites que foram mantidos na 23 de Maio. “As demais áreas não: elas serão limpas porque foram degradadas por pichadores”, disse. 

“Quero deixar claro: pichadores são condenados na nossa cidade. A população não quer a pichação e não vai ter a pichação porque nós vamos fiscalizar e punir os pichadores", acrescentou. "Inclusive pedi um Projeto de Lei à Câmara Municipal de São Paulo para quintuplicar o valor da multa. E os que não puderem pagar o valor da multa, não tem problema nenhum: vão pegar pincel, tinta e limpar a porcaria que fazem na cidade de São Paulo.”
Fonte: Portal G1

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página