» » » » » Dicas Para Vencer Seus Medos



Todos nós sentimos medo, é natural e alguns profissionais até dizem que é saudável sentir medo, já que ele nos afasta de situações de perigos, ou nos coloca em estado de alerta.

No entanto, existem medos que nos prendem e nos impedem de termos uma vida normal. Há pessoas que tem medo do escuro, e ficam praticamente apavoradas quando falta luz, eu particularmente já tive esse medo (no meu caso era uma verdadeira fobia) na minha infância.

O medo é sempre, ou na maioria das vezes, de uma situação futura que não aconteceu e muitas vezes nem vai acontecer. Para muitas pessoas o medo é uma verdadeira prisão que paralisa e limita a sua vida.

É importante enfrentarmos nossos medos. E sabe o que é a melhor coisa de enfrentar nossos medos? É descobrir que nossos medos são como sombras, ou até menos do que isso, pois, descobrimos que na verdade eles não existem.

De forma prática, vejamos algumas dicas bem simples que você pode usar para vencer os seus medos:

1- Respiração

Em um momento de medo muito intenso, a respiração fica ofegante devido a ansiedade. O recomendável é respirar de forma profunda e tranquila, se concentrando na respiração.

2- Modelagem

Esta é uma técnica de programação neurolinguística em que você observa uma pessoa que é bem sucedida naquilo que você deseja alcançar. Veja só, você tem medo de algo, observe uma pessoa que não tem esse medo, como ela lida com essa situação? Observe tudo: postura do corpo, respiração e etc.

3- Dessensibilização Sistemática

Essa técnica é bastante usada nos casos de fobia. Você deve ser exposto gradualmente ao que lhe causa medo. Mas lembre-se, você deve ir com calma. Comece com uma foto, por exemplo, daquilo que lhe causa medo. depois, vá avançando: assista um vídeo, encare seu medo a certa distância até que você vai perceber que ele não é tão grande quanto você imaginava.

4- Escrever

Escrever é algo que faz muito bem para nossa saúde mental. Anote os seus pensamentos e medos em um papel e tente reorganiza-los. Reorganizando no papel será mais fácil reorganizar em sua mente.

5- Visualização

Procure imaginar-se enfrentando a situação que lhe causa medo e curando-se desse trauma.

6- Foco

Mantenha o foco e a atenção sobre seu controle. Você vai escolher para onde olhar, no que pensar e no que estará concentrando a sua mente. Você passa a controlar-se a si mesmo, e não mais o medo te controlará.

7- Autossugestão

A autossugestão é uma técnica que pode ajudar nosso crescimento pessoal, e no que diz respeito aos medos pode ser uma arma a nosso favor. Você vai usar frases e palavras de forma repetitiva, assim vai libertar o seu subconsciente de todos os medos. É só repetir a si mesmo várias vezes: "Eu não tenho medo de (citar o seu medo)" Pode usar outras frases com suas próprias palavras. No começo pode parecer meio bobo, mas aos poucos você vai vendo o resultado.

Você pode fazer autossugestão quando for dormir, para fazer seu subconsciente trabalhar durante o sono.

Vamos tentar? Você vai criar uma frase positiva contrária ao seu medo e vai repeti-la várias vezes durante o dia, assim, vai convencer a si próprio e vencerá seus medos.



Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com




Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página