» » » » » » Santo Expedito

Santo Expedito, segundo a tradição, era armênio, não se conhecendo o lugar de seu nascimento. Era chefe da 12ª Legião Romana, cognominada "Fulminante", estabelecida em Metilene, na Capadócia, sede de uma das províncias romanas da Armênia, e onde sofreu seu martírio.

A Armênia foi uma das primeiras regiões a receber a pregação dos apóstolos Judas Tadeu, Simão e Batolomeu, mas foi também local de inúmeras perseguições aos cristãos. Essa região foi regada com o sangue de muitos mártires, entre eles Santo Expedito, levado à morte a 19 de Abril de 303, sob o poder de Deocleciano.

Deocleciano subiu ao trono de Roma em 284 e, devido ao seu caráter, parecia oferecer aos cristãos garantias de benevolência, pois havia em seu palácio a liberdade de religião.

Porém, por influências de seu genro pagão, Galero, determinou a perseguição dos cristãos, ordenando a destruição de igrejas e livros sagrados, a suspensão das assembléias cristãs e a renúncia de todos os cristãos. Galero, sempre incitado por sua mãe, também pagã, queria abolir para sempre o Cristianismo e, através de insinuações maldosas e mentiras, fez Deocleciano crer que o cristianismo conspirava de várias formas contra a nobreza do imperador.

Deocleciano, então, empreendeu a exterminação sistemática dos cristãos, envolvendo, inclusive, os membros de sua própria família e os servidores de seu palácio. O evento tornou-se um holocausto sangrento, com oficiais, magistrados, o bispo da Nicomédia (Antino), padres, diáconos e simples fiéis, assassinados ou afogados em massa.

A energia do generoso soldado Expedito e sua situação de chefe de legião chamaram a atenção de Deocleciano quando as perseguições começaram. Entre muitos que já haviam pagado com a vida, estavam Maurício, outro chefe de legião, Marcelo, centurião romano e Sebastião, tribuno da guarda pretoriana, hoje conhecido como São Sebastião. Sendo assim, Expedito e seus companheiros de armas, cheios de admiração pelo capitão Sebastião, prometeram imitar sua conduta, sabendo que teriam a mesma sorte de enfrentar a morte a ter que renunciar sua fé.

Assim ocorreu com Santo Expedito que, depois de ser flagelado até derramar sangue, teve a cabeça decepada. Era o dia 13, das calendas de Maio, ou 19 de Abril de 303, afirmam os martinólogos da época. Somente em 324, com a retomada da autoridade do imperador cristão Constantino, as terríveis perseguições tiveram fim.

O culto à Santo Expedito se estabeleceu em sua pátria, transpondo o Oriente e passou para a Alemanha meridional. De lá se espalhou pela Itália, Espanha, França e Bélgica. Em várias igrejas do mundo apresentam-se estátuas representando Santo Expedito, com traje legionário, vestindo uma túnica curta e um manto jogado militarmente atrás dos ombros, tendo postura militar. Em uma mão segura uma palma e na outra uma cruz.

Com seu pé, esmaga em um corvo, que se consome a lançar seu grito habitual: "Crás" ("Amanhã", o deixar para o dia seguinte ou mais tarde, tudo o que se deve cumprir imediatamente). Santo Expedito responde à ave, com a cruz que segura na mão direita, "Hodie!" ("Hoje", sua vontade de lançar fora qualquer retardamento ou hesitação no cumprimento da tentação).

Por este motivo, é invocado nos casos que exigem solução imediata e recebeu o título de patrono das "Causas Urgentes". Ele não adia seu auxílio para amanhã, atende sua prece hoje ou na hora em que mais se precisa de ajuda.

Mas não se deve esquecer que o melhor culto que se pode tributar-lhe não é somente invocá-lo nos "casos urgentes", e sim imitá-lo na prática generosa da virtude e do cumprimento fiel de todas os deveres do nosso estado.


Oração a Santo Expedito (1)

Ó, Deus, que a intercessão de Santo Expedito nos recomende junto à vossa divina bondade, a fim de que, pelo seu auxílio, possamos obter aquilo que nossos fracos méritos não podem alcançar. Nós vos pedimos, Senhor, que orienteis, com a vossa graça, todos os nossos pensamentos, palavras e ações, para que possamos, com coragem, fidelidade e prontidão, em tempo próprio e favorável, levar a bom termo todos os nossos compromissos e alcançarmos a feliz conclusão de nossos planos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja. Ó Santo Expedito! Animados pelo conhecimento de que foram prontamente atendidos todos aqueles que vos invocaram à última hora, para negócios urgentes, nós vos suplicamos que nos obtenhais da bondade misericordiosa de Deus, por intercessão de Maria Imaculada (Hoje ou em tal dia) a graça... Que com toda a humildade solicitamos que nos alcanceis junto à bondade todo-poderosa de Deus.

(Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai)

Oração de Santo Expedito (2)
Para problemas que precisam de solução urgente

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito, Vós que sois o santo dos desesperados.
Vós que sois o santo das causas urgentes, proteja-me, ajuda-me, dê-me forças, coragem e serenidade. Atenda o meu pedido. (Fazer o pedido).
Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar essas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda o meu pedido com urgência.
Devolva-me a paz e a tranqüilidade, meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto da minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado.

(Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e Sinal da Cruz)

Oração a Santo Expedito (3)

Oh Glorioso Santo Expedito! Pelos méritos de vossa inflexível fé, concede-nos que para imitação sua, saber preferir os encantos celestiais aos bens passageiros deste mundo, apressando por vossa intervenção, a entrada no Céu das almas santificadas que sofrem no Purgatório e concedendo vosso patronato nos casos urgentes.
Assim seja. Santo Expedito, valente defensor da Igreja de Cristo, rogai por nós.

Oração a Santo Expedito (4)

Oh! Mártir invicto, que pela disposição da Divina Misericórdia fostes escolhido para nos obter pronto e eficaz auxílio na extrema necessidade, dignai-vos volver um olhar sobre os que vem implorar o Vosso socorro com plena confiança em vossa bondade.
Intercedei, oh! grande Santo, por nós, protegei-nos junto ao Trono do Altíssimo e de Maria Santíssima, obtendo-me o necessário auxílio para conseguir minha eterna salvação e a graça especial (pedir a graça) se Deus quiser conceder-me.
Eu reconheço que sou indigno de Seus favores pelas ofensas que tenho feito à Divina Majestade, mas agora choro e detesto-as com todo meu coração, e espero o perdão de Sua infinita misericórdia, pela intercessão de Maria e com o Vosso patrocínio.
Como prova de minha gratidão, pela graça que imploro, vos prometo, oh meu amabilíssimo protetor (fazer a promessa).

(Rezar: 3 Pai Nosso, 3 Ave Maria e 3 Glória ao Pai. Sinal da Cruz)

Súplica a Santo Expedito

Ó Santo Expedito! Animados pelo conhecimento de que foram prontamente atendidos todos aqueles que vos invocaram à última hora, para negócios urgentes, nós vos suplicamos: que nos obtenha da bondade misericordiosa de Deus, por intercessão de Maria Imaculada (hoje ou no dia), a graça de (fazer o pedido) que, com toda submissão, solicitamos da bondade Divina.

(Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai)

Terço ao Milagroso de Santo Expedito

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Meu Jesus, misericórdia dos meus pecados, e libertai-me de todos o s males que me oprimem o corpo, a alma e o espírito. Daí-me vossa graça e vossa paz. Não retireis de mim o vosso Santo Espírito.
Creio em Deus Pai...

1. Na conta grande: "Ó Santo Expedito, das causas urgentes, atende o pedido de tantos irmãos. Amigo dos pobres, aflitos, doentes, concede a todos tua proteção"

. Nas contas menores (em todos os mistérios): Ó Santo Expedito, és forte, guerreiro, soldado de Cristo, fiel vencedor, na hora difícil, és o medianeiro do povo que reza com tanto fervor. (Glória ao Pai...)

2. Na conta grande: "Ó Santo Expedito, tua fé, firme e forte, ganhaste de Cristo, a coroa da glória e martirizado tiveste esta sorte, nós hoje cantamos a tua vitória.

3. Na conta grande: "Ó Santo Expedito, tu és o modelo, dos jovens, soldados e dos escolares, em nome de Cristo fazemos o apelo, semeia bondade em todos lugares.

4. Na conta grande: "Ó Santo Expedito, que os viajantes, não sofram tragédias em suas viagens, mas voltem aos lares felizes contentes com fé esperança e muita coragem.

5. Na conta grande: Ó Santo Expedito, minha conversão, de hoje não posso adiar para amanhã, eu penso um dia ter a salvação, por isso desejo a vida cristã.

(Rezar: 1 Pai Nosso 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)

ORAÇÃO FINAL:

Ó Poderoso Santo Expedito, apresentai a Deus os meus pedidos, nesta hora de aflição e desespero em que me encontro. Atendei com urgência o que vos peço com fé e confiança. Anunciarei vosso nome bendito entre os irmãos para que se convertam a Cristo seguindo vosso belo exemplo de Mártir Glorioso, não trocando Jesus por nada neste mundo. Amém.


Novena Tradicional de Santo Expedito

"Senhor, tende piedade de mim. Jesus Cristo, tende piedade de mim. Senhor, tende piedade de mim. Jesus Cristo, ouça-nos. Jesus Cristo, escute-nos. Pai Celestial, que sois Deus, tende piedade de mim. Deus Espírito Santo, tende piedade de mim. Santa Maria, Rainha dos Mártires, rogai por mim. Santo Expedito, invencível atleta da fé, rogai por mim. Santo Expedito, fiel até à morte, rogai por mim. Santo Expedito, que tudo perdeu para ganhar a Jesus, rogai por mim. Santo Expedito, que fostes atormentado, rogai por mim. Santo Expedito, que perecestes gloriosamente pela espada, rogai por mim. Santo Expedito, que recebestes do Senhor a coroa de justiça que é prometida aos que O amam, rogai por mim. Santo Expedito, ajudante daqueles que vos pedem coisas, rogai por mim.
Santo Expedito, patrono da juventude, rogai por mim. Santo Expedito, auxílio dos estudantes, rogai por mim. Santo Expedito, modelo de soldado, rogai por mim. Santo Expedito, protetor dos viajantes, rogai por mim. Santo Expedito, salvador dos enfermos, rogai por mim. Santo Expedito, consolador dos aflitos, rogai por mim. Santo Expedito, apoiador fiel dos que se apegam em vós, rogai por mim. Santo Expedito, eu vos suplico, não deixeis para amanhã o que podeis fazer hoje, vinde em meu auxílio. Oh Santo Expedito, honrado pelo reconhecimento daqueles que vos invocaram para os seus assuntos urgentes, vos suplico com toda a humildade que obtenhais da bondosa misericórdia de Deus, por vossa intercessão e de Maria Imaculada, Mãe da Divina Graça, o que vos venho a pedir. (Pedir a graça.) Ofereço-se a minha oração para alcançar a graça que te peço."

(Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1Glória ao Pai)



Fonte: Associação Cultural Santo Expedito


Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página