» » Veterinário é proibido de dar consulta grátis e caso gera indignação na web

Veterinário durante consulta gratuita feita ao cão
Billy de 7 anos (Foto: Carol Malandrino/G1)
O veterinário de São Carlos (SP) Ricardo Fehr, que desde o dia 23 de janeiro passou a não cobrar pelas consultas aos sábados, foi impedido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de realizar os atendimentos gratuitos no consultório dele. Indignado, o médico postou um vídeo na internet que já tem mais de 7 milhões de visualizações.

Em nota enviada ao G1, o conselho esclareceu que ações de utilidade pública são aquelas realizadas por entidades sem fins lucrativos como, ONGs, instituições públicas ou entidades e empresas a elas conveniadas, tendo total apoio do órgão quando a sua finalidade estiver vinculada ao atendimento de animais carentes. "Lamentamos que profissionais que estão no mercado desconheçam a legislação que ordena o exercício da profissão", conclui o texto.

O veterinário afirmou nesta terça-feira (2) que pesquisa algumas ONGs da cidade para se filiar. No último sábado (30), ele recebeu a visita de uma representante do CRMV. A fiscal alegou que a prática da ação gratuita desrespeita o código de ética da profissão. “Achei que ela tinha vindo me dar parabéns pelo projeto, mas ela só veio me informar que o CRMV não considerou meu serviço como utilidade pública”, contou.

No momento, havia 40 cães na clínica à espera de atendimento. “Depois que ela saiu, para não suspender o atendimento, meu advogado resolveu pagar por todas as consultas das pessoas que estavam na fila”, disse o veterinário.

Artigo
No código de ética e conduta do CRMV, o artigo 20 afirma que “Ao médico veterinário não é permitida a prestação de serviços gratuitos ou por preços abaixo dos usualmente praticados, exceto em caso de pesquisa, ensino ou de utilidade pública”.


CRMV alega que prática fere o código de ética e
conduta do órgão (Foto: Carol Malandrino/G1)
O conselho afirmou que exerceu sua competência legal e constatou que o veterinário é registrado e deve, por isso, seguir toda a legislação pertinente à atuação profissional. Também foi constatado que o estabelecimento veterinário estava funcionando de forma irregular com os artigos 27 e 28 da Lei nº 5.571/68, não possuindo registro no órgão de classe, assim como averbação de médico veterinário responsável técnico. Fehr discorda. “Se a minha clínica estivesse ilegal, teria sido fechada”, afirmou.

Repercussão
Após a interrupção das consultas, o veterinário gravou um vídeo contando aos internautas o aconteceu. A postagem ganhou repercussão e deu origem a criação de uma petição online, com mais de 20 mil assinaturas, que clama pela permissão de atendimentos gratuitos por veterinários autônomos.

Fehr assumiu que recebeu muitas críticas, mas que está lisonjeado pelas mensagens de apoio. “Algo que é tão desagradável para veterinários de outros estados que estão pedindo que eu seja cassado, é tão importante para mim. É muito bom saber que estamos sendo apoiados por quase 5 milhões de pessoas. Tem advogados de todo o país querendo defender a minha causa gratuitamente, além do monte de comentários no Facebook”, relatou.

Atendimento
Por ora, os atendimentos gratuitos que eram realizados aos sábados terão que ser suspensos até nova ordem do CRMV. “95% dos cachorros atendidos nunca tinham ido a um veterinário, eram de áreas carentes. Agora vamos interromper, mas estamos indo atrás dos direitos legais”, explicou Fehr.

Segundo o veterinário, a intenção é reverter o quadro e manter os atendimentos. “Eu amo minha profissão, amo meus animais e amo ajudar as pessoas sempre que posso. Me sinto na obrigação de ajudar o próximo, de passar o meu conhecimento e fazer o bem para quem eu posso fazer. A minha intenção foi pura”, finalizou.



Fonte: Portal G1



Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página