» » » » » Geladeira velha vira máquina de ração para alimentar cães da rua

Projeto deu tão certo que outras duas geladeiras serão espalhadas pela cidade (Foto: Reprodução/TV TEM)


Uma geladeira adaptada está sendo usada para alimentar e dar água para cerca de 100 cachorros abandonados, que vivem nas ruas de Uchoa (SP), na região noroeste paulista. A ação surgiu de voluntários e protetores de animais na cidade e chama atenção dos moradores que passam pela praça da cidade.

Ao ver na internet uma máquina que dava água e comida para cachorros de rua na Europa, a voluntária Lilian Pereira Pissolati teve a ideia de instalar uma geladeira adaptada como a máquna em Uchoa.

Ela diz que conversou com um amigo e a ideia saiu do papel e ganhou vida. "Chamei um amigo engenheiro e mostrei para ele a foto que vi na internet. Em uma semana, a geladeira estava pronta", conta. A geladeira funciona com a força da gravidade e diariamente Lilian a abastece com água e ração.

Como tem água para matar a sede dos animais, a voluntária tomou cuidado para o local não virar criadouro para o mosquito Aedes aegypti. "A gente coloca um comprimido com larvicida na água para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e esse comprimido não dá gosto na água nem interfere na saúde do cachorro", afirma a voluntária.

O sistema onde fica a ração funciona por meio da gravidade também. Segundo Lilian, a população em geral colabora com a doação de ração. Há um buraco na geladeira onde o morador pode colocar a ração doada. "Conforme os cachorros comem a ração ela desce sozinha, devido à lei da gravidade e, com isso, a bacia com ração nunca fica vazia", afirma.

O projeto deu tão certo que outras duas geladeiras serão espalhadas pela cidade. "A ideia é colocar outra geladeira em outro bairro e do outro lado da cidade. Ao todo, serão três geladeiras fixas porque tem muito cachorro abandonado na cidade", diz.

Logo que foi instalada a primeira geladeira os moradores acharam estranho. O aposentado Pedro Celso Rodrigues diz que o que chamou a atenção foi ver as pessoas cuidarem dos animais. "Procurei saber o que era isso porque não entendi muito bem quando vi. Quando entendi a máquina achei bem interessante. Infelizmente as pessoas abandonam os cachorros, então essa é uma maneira de cuidar deles", conta.

O veterinário Mário Sérgio Ornelas diz que leva os animais para a clínica dele e faz a castração para doar. "Faço a castração e quando está tudo certo e organizado fazemos a vacinação. Cada um fazendo a sua parte os animais vão se sentir muito melhor e com isso vai diminuir os casos de cães abandonados."




Fonte Portal G1

 

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página