Craveiro (Sebastião Franco) & Cravinho (João Franco).

A dupla Craveiro e Cravinho, cantores e compositores, nascidos na cidade de Pederneiras interior de São Paulo, filhos de violeiro e catireiro, começaram a cantar ainda crianças nas fazendas próximas a sua cidade natal.

No inicio dos anos 50 começaram a se apresentar mais sistematicamente cantando na rádio Cultura de Pederneiras. Logo depois se mudaram para a cidade de Piracicaba-SP, onde ingressaram, em 1958, na rádio Difusora de Piracicaba com programas exclusivos da dupla, em pouco tempo já eram lideres de audiência da emissora.

Com o sucesso alcançado na emissora piracicabana os irmãos Craveiro e Cravinho, no ano de 1962, foram convidados pela gravadora Chantecler em São Paulo a realizar a gravação do primeiro disco, em 78 rotações, contendo de um lado a moda de viola “mata deserta” e do outro lado o cateretê “ponta de faca”, ambas de autoria da dupla.

Em vista do sucesso obtido eles fincaram raízes no meio musical sertanejo, comprovado pelo lançamento de “oito” 78 rotações e “sete” LPs, todos pela gravadora Chantecler onde permaceram por 30 anos. Ainda somam a carreira mais “dois” CDs lançados pela gravadora Allegretto e “quatro” CDs pela gravadora Warner totalizando assim 21 álbuns , além de participações em projetos de outros artistas como o CD “Meu reino encantado” com Daniel, DVD “100% caipira” e participação em 2 DVDs da dupla “Cezar e Paulinho”.

Ao longo da carreira a dupla apresentou diversos programas de rádio e televisão como as já citadas rádio cultura de Pederneiras, rádio Difusora de Piracicaba, também a rádio Piratininga de São Paulo, rádio nacional de São Paulo, rádio Record de São Paulo, rádio e TV Bandeirantes de São Paulo onde faziam parte do elenco do programa som verde, levado ao ar aos domingos das 8 as 10 h da manhã, durante dois anos consecutivos e atualmente apresentam um programa na rádio Educadora de Piracicaba que está no ar desde o ano de 1998.

Dentre troféus e homenagens que a dupla detém estão: Títulos de cidadão piracicabano concedido pela Câmara de vereadores de Piracicaba em reconhecimento pela grande divulgação da musica caipira e da cidade de Piracicaba por todo Brasil, o Troféu “Galo de ouro” (símbolo da gravadora Chantecler) por 30 anos de gravação em discos na mesma companhia.

Um marco importante e significativo na carreira da dupla foi quando participaram de uma solenidade cantando para o então presidente João Batista Figueiredo e o presenteando com uma viola caipira, Craveiro e Cravinho recebeu então uma homenagem como a dupla do presidente.

Outra passagem que enriquece a trajetória da dupla foi quando no ano de 2007 Craveiro e Cravinho tiveram a oportunidade de divulgar a musica caipira fora do Brasil quando realizaram quatro shows nos Estados Unidos, nas cidades de Nova York e Long Branch.

Craveiro e Cravinho continuam se apresentando em shows por todo Brasil, programas de rádio e televisão sempre divulgando a boa moda raiz e a cultura caipira.










Site Oficial: www.craveiroecravinho.com.br




Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página