![]() |
DRC-Hubo, robô que ajudou a Team Kaist a vencer o Desafio de Robótica da DARPA, nos EUA (Foto: Mark Ralston/AFP) |
Uma equipe da Coreia do Sul venceu o Desafio de Robótica promovido pela Agência de Pesquisa em Projetos Avançados de Defesa (DARPA, na sigla em inglês) e levou para casa um prêmio de US$ 2 milhões. A competição aconteceu entre sexta-feira (5) e sábado (6) na Califórnia (EUA).
O desafio testa as habilidades dos robôs para realizar oito atividades cotidianas de seres humanos, como abrir portas, subir escadas, girar válvulas e até dirigir veículos.
A pegadinha é que as máquinas precisam fazer isso em um circuito que simula um ambiente afetado por um acidente nuclear. 25 times de países de todo o mundo participaram do evento.
A equipe Team Kaist, da Coreia do Sul, ganhou a competição com o robô bípede DRC-Hubo. A IHMC Pensacola, da Flórida (EUA), ficou em segundo lugar com o robô Atlas, criado pela empresa Boston Dynamics, do Google. Eles ganharam um prêmio de US$ 1 milhão.
A organização do desafio é feita pela DARPA, organização subordinada ao Departamento de Defesa dos EUA e que está por trás, entre outras coisas, da criação da internet – em 1969, criou a Arpanet, um embrião do que viria a ser a rede mundial dos computadores.
No ano passado, a competição foi vencida por uma startup japonesa. Logo depois do desafio, a empresa iniciante foi incorporada ao Google.
Fonte: Portal G1
Nenhum comentário: