» » » TABAGISMO: Nova regra também protege pessoas que não fumam

REPÓRTER: Todos os anos no Brasil, mais de 200 mil pessoas morrem vítimas do tabagismo. Desse total, cerca de 60 mil são fumantes passivos, pessoas que  inalam a fumaça do cigarro dos outros. Mas a partir de agora, além de inibir o tabagismo, a nova Lei Antifumo protege os não fumantes da convivência com a fumaça do cigarro, ao proibir que pessoas fumem em local público ou privado, total ou parcialmente fechado e de acesso ao público em geral. A vendedora, Jéssica Ferreira, que tem problemas respiratórios, se sente aliviada com a Lei Antifumo: 

SONORA: vendedora – Jéssica Ferreira

"Você pode estar descansando do seu almoço, tem alguém que você nem conhece que está fumando perto de você, a fumaça, o cheiro realmente acaba vindo. Isso é questão de realmente vetar como são vetadas outras coisas." 

REPÓRTER: A fumaça do cigarro expõe os fumantes e os não fumantes  a mais de quatro mil substâncias tóxicas, fator de risco para aproximadamente 50 doenças, principalmente as respiratórias e cardiovasculares, além de vários tipos de câncer, conforme explica a coordenadora-geral de doenças e agravos não transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta: 

SONORA: coordenadora-geral de doenças e agravos não transmissíveis do Ministério da Saúde - Deborah Malta

"As doenças circulatórias, 25% seriam atribuídas ao tabaco; em relação às bronquites crônicas, enfisema pulmonar, 85% seriam atribuídas ao tabaco; 90% dos cânceres de pulmão, traqueia e brônquio também são devidos ao tabaco. 30% dos óbitos dessas diversas causas são em função do fumo passivo, por isso a importância dessas medidas de proteção de saúde pública, em especial, para a proteção dos não fumantes"     

REPÓRTER: Em 2013, a prevalência de fumantes nas capitais brasileiras era de cerca de 11%. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 9% até 2022. Para saber sobre a nova Lei Antifumo e outras ações de combate ao fumo no Brasil, acesse: www.saude.gov.br

Reportagem Ana Cláudia Amorim



Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página