» » » » » Heresias Modernas

O estudo das heresias de ontem pode ajudar os pregadores de hoje a não repeti-las. É de poder que se trata!

Montanistas, Donatistas, Pietistas, Jansenistas, Cátaros, Arianos, Nestorianos e centenas de outros grupos de fé, acabaram se desviando da unidade ou levando milhões de fiéis atrás de doutrinas sem fundamento. Tornaram-se grupos poderosos na Igreja, obedientes aos seus líderes e não aos bispos.

Um pregador convincente acaba tendo mais força e mais poder do que 200 ou 300 bispos reunidos. Vale o que ele diz e não o que diz a Igreja Oficial. Se ele vem, todos vão lá. Se o bispo vem, eles não vão! Seus adeptos só lêem seus escritos, porque dão a ele a autoridade que não dão, nem ao papa, nem aos bispos que não oram, nem falam como eles.

Em pouco tempo, estão invadindo dioceses, paróquias e território de outros para levar as idéias e a catequese do seu mentor. Não aceitam outras. Divulgam suas mensagens e não admitem ler, nem cantar as dos outros.

Entre obedecer ao seu pároco e ao seu bispo, preferem obedecer ao seu pregador de fora e de longe. Acabam sem ler a carta pastoral do seu bispo e o texto do Papa, porque não ouvem e não lêem o que os outros grupos de Igreja estão dizendo. Um tênue fio ainda os liga à Igreja de todos. Mas uma fidelidade está com aquele pregador.

Se seu mentor romper, eles rompem junto. Assim começaram as heresias. Excessiva devoção ao fundador e indiferença para com o que diziam as autoridades da Igreja.


Pe. Zezinho,scj

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página