» » SOS: dicas de como agir quando a criança engasga

© Ilike - Fotolia.com
Cuidar de crianças não é nada fácil. Há situações em que o pânico toma conta dos adultos. Um caso que explica bem esse pânico é quando uma criança engasga. Nessas horas, vêm à mente os mitos como ingerir água, leite e comer miolo de pão. Mas, o que realmente deve ser feito nessas ocasiões?

De acordo com Gilberto Ulson Pizarro, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, em São Paulo, essas medidas não devem ser tomadas, pois além de não ajudarem, provocam vômitos que podem obstruir ainda mais a passagem de ar para os pulmões. O otorrinolaringologista afirma que essas ocorrências acontecem com maior frequência em crianças menores de dois anos, na chamada "fase oral", em que os bebês querem descobrir o mundo e acabam colocando tudo na boca.

Ainda segundo Pizarro, a ação deve ser rápida e o ideal é dividir as tarefas e seguir algumas dicas. São elas:

- Nestes casos, um adulto cuida da criança e o outro chama o serviço de emergência, pois podem ser necessárias manobras de primeiros socorros como massagens cardíacas e respiração boca a boca, e nem todos estão aptos a executá-las com precisão. Caso ela apresente evidente falta de ar, não consiga respirar e esteja ficando azulada, a ajuda deve ser rápida;

- Se for um bebê, vire-o de bruços e bata nas costas, mas o tapa tem de ser seco e com força moderada. O impacto deve ser suficiente para expelir o que foi ingerido;

- No caso de crianças maiores, a manobra é posicionar-se atrás dela e comprimir o abdômen contra o seu corpo até três vezes;

- É importante identificar se o objeto é arredondado ou pontiagudo, pois cada caso exige um cuidado especial. Os atendimentos em casa são recomendados nos casos extremos, o ideal é que a criança seja levada ao hospital, onde possa ser avaliada por um profissional e realizar os exames de praxe.

Prevenção

Os brinquedos não devem ser pequenos, tampouco aqueles que a criança consiga destruir. Se há irmãos maiores, redobre a atenção, pois é comum que os bebês sejam "alimentados" por eles.


Fonte: MSN

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página