» » Prefeitura quer tirar Ceagesp da Zona Oeste de São Paulo

Ceagesp fica em área do Arco do Futuro (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)


O prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou na manhã desta segunda-feira (13) que pretende retirar a Ceagesp, maior entreposto comercial da América Latina, da Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo. Um dos pontos possíveis para a instalação seria o Rodoanel Mário Covas.

“A ideia é colocar a Ceagesp em um local mais estratégico no ponto de vista de distribuição. Ainda está sendo pesquisado, mas já opções”, afirmou Haddad. Com a medida, a administração municipal pretende diminuir o congestionamento de caminhões nas marginais Pinheiros e Tietê.

No lugar do entreposto, a Prefeitura pretende criar áreas verdes, moradia popular e instalação de empresas para a geração de empresas. “Nós não queremos uma cidade murada, queremos uma cidade em que as pessoas convivam entre si”, afirmou Haddad.

O prefeito acrescentou que planeja ocupação mista da área. “Não adianta você ter moradia se não tiver emprego, não adianta ter emprego e moradia se não tiver sustentabilidade.”

Questionado se os permissionários da Ceagesp já foram consultados sobre a possibilidade de mudança, Haddad respondeu que, até o momento, não, e que eles irão participar das audiências públicas para debater o assunto. “Não [foram consultados], porque a decisão foi tomada na semana passada de fazer essa transformação”, destacou.

Mudança de lei
Para que o projeto se torne viável, a Prefeitura propôs uma mudança na Lei de Uso e Ocupação de Solo. A intenção é transformar a área que atualmente é considerada uma zona industrial (ZPI) em uma zona de interesse especial (ZIE). A mudança depende de aprovação da Câmara Municipal e será votada no ano que vem. Antes, serão realizadas audiências públicas para consultar a opinião da população e dos envolvidos.

Como a área pertence à União, a Prefeitura necessita de autorização do governo federal para tocar o projeto. “A nossa ideia é de uma parceria tripartite: município com a mudança de zoneamento, a União com a terra e o parceiro privado, que entregaria para a cidade uma nova Ceagesp e se beneficiaria de uma parte da intervenção urbana que será feita na área.”

O projeto é visto com interesse por Haddad, pois a atual Ceagesp fica no Arco do Futuro, eixo estruturante de desenvolvimento econômico e social da cidade. “A ideia é utilizar aquela área de forma mais nobre, é uma área importante da cidade de São Paulo, é o entroncamento importante das duas marginais, que tem transporte coletivo, inclusive sobre trilhos, a linha 4 do Metrô e 9 da CPTM estão perto.”



Fonte: Portal G1

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página