» » » » Veja destaques da programação da Bienal do Livro de São Paulo

Fernanda Montenegro, que participa da Bienal do Livro de SP (Foto: Neilson Barnard/Getty Images/AFP Photo)


A 23ª Bienal do Livro de São Paulo acontece entre 22 e 31 de agosto no pavilhão de Exposições do Anhembi. Nesta edição, o tema é "Diversão, cultura e interatividade: Tudo junto e misturado".

A proposta prevê atividades relacionadas a outras áreas além dos livros, como música, teatro, gastronomia e dança. Além de escritores best sellers, como Kiera Cass (da triologia "A seleção") e Harlan Coben (nº na lista do "New York Times"), participam nomes como o rapper Emicida e o chef de cozinha Alexa Atala. Veja os destaques abaixo

Na abertura, a atriz Fernanda Montenegro vai ler trechos de sermões do padre Antônio Vieira (1608-1697).

De acordo com a organização, a edição 2014 da Bienal do Livro de SP se dividir em oito grandes espaços: Arena Cultural, Escola do Livro, Cozinhando com Palavras, Salão de Ideias, Espaço Imaginário, Anfiteatro, BiblioSesc e Estande Edições SESC.

A programação completa, com os horários de cada uma das atividades, deve ser anunciada no dia 14 de agosto.

Veja os destaques de cada um dos oito espaços da 23ª Bienal do Livro de SP:
Arena Cultural
A organização informa que aqui autores, tanto nacionais quanto estrangeiros, participam de sessões de bate-papo e de palestras. Alguns dos desaques são Harlan Coben, Cassandra Clare, Ken Follett, Sally Gardner, Kiera Cass, Hugh Howey, Mário Sergio Cortella, Paulo César Araújo e o Eduardo Spohr.

Retirada de senhas meia hora antes de cada evento.

Salão de Ideias
De acordo com a nota, o tema do Salão são "discussões atuais e de amplo interesse, abordando temas de relevância social, livro e leitura, literatura e suas conexões com outras linguagens artísticas". Participam nomes como Jeff Lindsay, Cristovão Tezza, Patrícia Melo, Luiz Ruffato, Milton Hatoum, Silviano Santiago, Hans Ulrich Gumbrecht, Alex Ross, Chico César, Ziraldo e Eva Furnari.

Retirada de senhas na bilheteria do espaço, meia hora antes da abertura das mesas. Vagas limitadas.

Anfiteatro
Estão previstos 44 espetáculos de teatro, música, dança, circo e cinema, sempre inspirados pela literatura. A programação é relacionada ao Sesc São Paulo. Os shows vão ser feitos por Hermeto Pascoal, Zélia Duncan; Lirinha, Emicida, André Abujamra, Tetê Espíndola, Rita Gullo (com participação do pai, o escritor Ignácio de Loyola Brandão e Zeca Baleiro.

No teatro, estão previstas as peças "Imago – Uma lua n'água", O filho eterno", "Carta ao pai", "O natal de Harry" e "A hora errada".

Os filmes previstos são "O menino e o mundo", "Uma história de amor e fúria", "Hoje eu quero voltar sozinho", "Eduardo Coutinho, 7 de outubro" e "A fantástica fábrica de chocolate" (o de 1971).

Na área de dança, vão ser apresentadas as montagens "Livro", "Eu em ti", "Clariarce" e  "Pequena coleção de todas as coisas". Já o circo vai ser representados pelas apresentações dos espetáculos "Circo de pulgas", "O descotidiano" e "WWW para freedom".

Para o público infantil, foram selecionadas oito peças, dentre elas "Felpo Filva", "Cocô de passarinho" e "As bruxas da Escócia".

Distribuição de senhas na bilheteria, meia hora antes do início das atrações. Vagas limitadas.

Cozinhando com Palavras
Livros de gastronomia e debates sobre literatura, comida e cultura são os assuntos do espaço, que tem curadora do chef André Boccato. A proposta é a mesma das edições de 2010 e de 2012 da Bienal. Também foi levada à Feira do Livro de Frankfurt em 2013. Dentre os participantes convidados agora, estão Alex Atala, Palmirinha, Rodrigo Oliveira, Carlos Bertolazzi, Roberta Sudbrack, Carla Pernambuco e Monica Rangel.

Retirada de senhas meia hora antes de cada evento.

Espaço Imaginário
Espécie de "ateliê aberto", como descreve a organização, o espaço é voltado ao desenho. Haverá materiais disponíveis para desenho livre. São, ao todo, 36 encontros com ilustradores, desenhistas, cartunistas e quadrinistas, descreve o material de divulgação. Já cofirmaram nomes como Maria Eugenia, João Montanaro, Luke Ross, Lúcia Hiratsuka e Manu Maltez.

Participam também Regina Drummond, Karen Acioly, Daniel Munduruku, Pedro Bandeira, Eva Furnari, Pam Gonçalves, Tatiana Feltrin, Heitor Pitombo, Cassius Medauar, Marcelo Cassaro, Rogério Saladino, Gabriel Niemietz e Jéssica Campos.

Distribuição de senhas no local, meia hora antes do início das atividades, com vagas limitadas.

BiblioSesc
Nas duas praças do evento, quatro caminhões-biblioteca deve oferecer ao público 120 atividades O  BiblioSesc vai ter de contação de histórias a espetáculos de música e literatura. Em "Clássicos da periferia", são convidados Ellen Oléria, Rappin Hood, OGI, Rael, Marcelo Gugu, Xis, Nega Gizza e GOG.

Edições Sesc
No estande, haverá lançamentos de livros, bate-papos e intervenções artísticas. Dentre os encontros, destaca-se o de Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski, mãe e filha do poeta Paulo Leminski.

Escola do Livro
Cursos, workshops e palestras para quem trabalha com criação, produção, promoção e venda de livros.

Retirada de senhas meia hora antes de cada evento.

23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Quando: de 22 a 31 de Agosto de 2012
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana).
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira das 9 às 22h (com entrada até as 21h); sábados e domingos, das  das 10h às 22h (com entrada até as 21h).


Fonte: Portal G1

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página