» » » » » » Santa Filomena

"Filomena era filha dos reis de um pequeno Estado da Grécia. Ela nasceu após seus pais converterem-se ao cristianismo, no dia 10 de janeiro. Foi uma bênção de Jesus, pois a rainha era estéril. No batismo, recebeu o nome de Filomena, que significa "filha da luz da fé". Aos doze anos, fez os votos de virgindade e tornou-se esposa de Jesus.

Tinha treze anos quando o imperador romano Diocleciano declarou guerra a seu pai. O rei decidiu viajar para Roma, com a esposa e a filha, e suplicar ao imperador pelo seu povo. O imperador encantou-se com a beleza da jovem e prometeu desistir da guerra se o rei lhe desse a linda filha em casamento. Os reis, com alegria, logo aceitaram, mas Filomena contestou, porque já tinha compromisso com Jesus, seu divino esposo. E ninguém conseguiu convencê-la do contrário. O imperador, humilhado, mandou prendê-la e torturá-la com chicotadas durante trinta e sete dias. Nossa Senhora apareceu-lhe na prisão e revelou que dentro de três dias voltaria com seu amado Filho e a levariam para o céu. O imperador, cada vez mais cego pelo ódio, mandou flechá-la, mas as flechas voltaram e mataram os arqueiros; então ele mandou jogá-la no rio Tibre com uma âncora no pescoço, mas veio um anjo e cortou a corda. Diante disso, o tirano ordenou que ela fosse decapitada. E assim sua alma voou gloriosamente para o céu, no dia 10 de agosto, numa sexta-feira, às três horas da tarde, como seu divino esposo Jesus." Esse relato está no livro "Revelações", de madre Maria Luiza de Jesus, fundadora da Ordem Religiosa das Irmãs da Imaculada e de Santa Filomena.

Entretanto o corpo de santa Filomena só foi encontrado nas escavações das catacumbas de Priscila, em Roma, no dia 25 de maio de 1802. A sepultura estava intacta, fato realmente raríssimo, e foi aberta na presença de autoridades civis, religiosos da Igreja e peritos leigos. Durante as escavações, ainda encontraram: três placas de terracota, com as seguintes inscrições: "Paz te Cum Fi Lumena", ou seja "A paz esteja contigo, Filomena". O caixão tinha os entalhes de uma palma, três flechas, uma âncora, um chicote e um lírio, indicando a forma de seu martírio e morte. Dentro dele estavam as relíquias do corpo de uma jovem e um pequeno frasco com um líquido vermelho ressequido. Os peritos verificaram que o corpo era de uma jovem com cerca de treze anos, que tinha o crânio fraturado e que teria vivido no século IV. Assim, finalmente, foram encontradas as relíquias da jovem mártir santa Filomena, que ficaram sob os cuidados da Igreja Católica.

Essas relíquias foram transferidas para a igreja de Nossa Senhora das Graças, em Nápoles, onde muitas graças e milagres foram alcançados por intercessão da santa, bem como ocorreram em muitas outras partes do mundo cristão.O seu santuário tornou-se um centro de intensa e freqüente peregrinação.

O dominicano monsenhor Mastai Ferretti, que se tornou o papa Pio IX em 1849, foi ao santuário de Santa Filomena, em Nápoles, e celebrou uma missa na igreja em agradecimento à graça e intercessão da santa, que o curou de uma doença grave. Outros pontífices declararam-se fiéis devotos de santa Filomena, entre eles o papa Leão XII, que a proclamou "a grande milagrosa do século XIX". Foi o papa Gregório XVI que a nomeou "Padroeira do Rosário Vivente" e escolheu o dia 11 de agosto para a sua festa.

Entretanto as seqüências dos estudos e descobertas posteriores mostraram que a sepultura de santa Filomena havia sido utilizada, ao longo dos séculos, para abrigar outros mártires. Diante de tal conclusão, a Igreja, durante a reforma universal dos ritos litúrgicos, em 1961, suprimiu-a do calendário. Mas os reconhecimentos oficiais dos milagres por intercessão de santa Filomena, a legião de fiéis e peregrinos, a própria devoção particular de papas e muitos santos continuam dando vida a esta celebração como marca da grande e intensa manifestação de fé que o povo tem pelo Redentor.


Oração a Santa Filomena

Oh! gloriosa Virgem e Mártir Santa Filomena, que do Céu onde reinais vos comprazeis em fazer cair sobre a Terra benefícios sem conta, eis-me aqui prostrado a vossos pés para implorar-vos socorro para minhas necessidades que tanto me afligem, vós que sois tão poderosa junto a Jesus, como provam os inumeráveis prodígios que se operam por toda parte onde sois invocada e honrada.

Alegro-me ao ver-vos tão grande, tão pura, tão santa, tão gloriosamente recompensada no céu e na terra.
Atraído por vossos exemplos à prática de sólidas virtudes e cheio de esperança à vista das recompensas concedidas aos vossos merecimentos, eu me proponho de vos imitar pela fuga do pecado e pelo perfeito cumprimento dos mandamentos do Senhor.

Ajudai-me, pois, oh! grande e poderosa Santinha, nesta hora tão angustiante em que me encontro, alcançando-me a graça . e sobretudo uma pureza inviolável, uma fortaleza capaz de resistir a todas as tentações, uma generosidade de que não recuse a Deus nenhum sacrifício e um amor forte como a morte pela fé em Jesus Cristo, uma grande devoção e amor a Maria Santíssima e ao Santo Padre, e ainda a graça de viver santamente a fé para um dia estar contigo no céu por toda a eternidade.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória. 


 Oração de Súplica
Prostrado ante vossos pés, oh! grande e gloriosa Santa, venho apresentar minha fervorosa oração;
Acolhei benignamente e obtende-me as graças que me são necessarias.
Tenho um coração atribulado.
Sinto fortes os golpes da dor, a desventura me oprime.
Recorro, pois, a vosso auxílio.
Ajudai-me e olhai minha oração.
Santa Filomena, rogai por mim.
Glória ao Pai.
Fatigado e sem consolo, privado de esperança, sozinho e oprimido pelas tribulações, espero ser por Vós atendido.
Santa Filomena, rogai por mim.
Glória ao Pai.
Reconheço que foram meus grandes pecados a causa de tantas desventuras.
Obtende-me de Jesus o pedido e abrasai-me em seu santo amor.
Santa Filomena, rogai por mim.
Glória ao Pai.
Vê quantas graças me são necessarias e não me abandoneis.
Vós que sois tão poderosa junto a Deus afastai de mim a tristeza e a desolação, dai paz a minha alma, protegei-me dos perigos e livrai-me dos castigos do pecado;
Abençoai a minha casa, a minha familia, a teus fiéis devotos e alcançai-me a graça que necessito (mencionar a graça).
Gloriosa Santa Filomena, não me abandones e rogai por mim.
Glória ao Pai.
Por vossos sofrimentos, alcançai-nos de Deus a Misericórdia. Amém.


Oração pelos filhos:
Oh! Santa Filomena, eu coloco meus filhos sob teu cuidado. Ilustre Virgens, que tão cuidadosamente compreendida a excelência de pureza, a manter a sua alma pura e santa, aos olhos de Deus. Santa jovem solteira, que o compreenderam plenamente o infinito valor da vida eterna e os tesouros passageiros temporais de riquezas e poder, instruir meus filhos no valor das coisas espirituais. Auxiliá-los na criação de ricos tesouros no celeiro do Céu, onde a sua riqueza não pode ser destruída, nem roubadas.
Corajosa Mártir, que morreu em tormento, em vez de ofender a Deus Todo-Poderoso, ensinai os meus filhos um verdadeiro horror do pecado e o amor pela verdade virtude. Eu imploro-te, Santa Filomena, para obter-lhes a coragem de sofrer perseguições e torturas corajosamente, em vez de negar a Deus Todo-Poderoso.
Peço estes favores com total confiança, Santa Filomena, porque eu sei que Deus, vos concedeu este poder de intercessão e tenho a certeza que vós nunca se recusam a ouvir a oração de uma mãe que imploras ajuda para salvação eterna do seu filho. Amém.


Fonte: Portal Paulinas


 

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página