» » » Procon de Itapetininga é contrário a cobrança exclusiva de cartão

O Procon de Itapetininga (SP) diz ser contra a proposta de lei que propõe que pagamentos com cartão de crédito ou débito podem ser maiores dos que os feitos com dinheiro. Para o diretor do órgão, Roberto Burckauser, se a lei for aprovada vai prejudicar os consumidores. “Por exemplo, uma blusa ou uma confecção, a pessoa vai comprar e custa R$ 20. E usando o cartão, mesmo à vista, seria R$ 25. Não pode estar existindo esse diferenciamento”, afirma.

O projeto de lei de autoria do senador Roberto Requião foi aprovado no Senado e agora tramita na Câmara dos Deputados. O estatuto diz que lojistas e prestadores de serviço poderão aplicar o aumento que acharem necessário nos valores pagos com cartão, passando assim as despesas com aluguel de máquinas e taxas para o consumidor.

Atualmente as compras pagas com cartão de crédito ou débito não podem ter preços diferentes das que tem o pagamento feito em dinheiro. Em muitos estabelecimentos os cartões são utilizados tanto quanto dinheiro ou mais. É o caso de um supermercado de Itapetininga, onde 50% dos pagamentos são feitos com ele.

O comerciante Márcio Ribas é um dos consumidores que o utilizam, pelo menos por enquanto. Ele diz que se a lei for aprovada vai abolir os cartões. “Eu acho um absurdo se pagar uma taxa no banco, que todo mês eles cobram uma taxa de manutenção, e ter que pagar mais uma taxa aqui no comércio. Assim eu teria que pagar no dinheiro”, reclama.

De acordo com o economista Helder Bocaletti, para muitos consumidores o cartão de crédito é um complemento da renda. “A compra que o consumidor fez o mês passado será paga com o salário do mês, e vai precisar do dinheiro do limite que tem como dinheiro vivo no cartão de crédito para poder fazer compras para o mês que vem. Então mais uma vez quem vai acabar pagando a conta é o consumidor”, explica.

O Procon ainda ressalta que o cartão de crédito é um meio de pagamento à vista como qualquer outro e quem o utiliza tem o mesmo direito a descontos e promoções.


Fonte: Portal G1

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página