» » » » PM flagra mais motoristas bêbados em SP nos dias de jogos do Brasil

PM conversa com motorista durante blitz da Lei
Seca em São Paulo
(Foto/Arquivo: Reprodução Globo News)
 Batalhão de Policiamento de Trânsito da Copa (BPTran Copa), criado pela Polícia Militar (PM) de São Paulo especialmente para o mundial de futebol, flagrou mais motoristas embriagados na capital nos dias de jogos do Brasil. É o que aponta levantamento da corporação feito entre 12 de junho a 23 de junho ao qual o G1 teve acesso.

De acordo com os dados da blitz da Lei Seca nesses 12 dias da Copa, em 12, 17 e 23 deste mês, quando a seleção brasileira entrou em campo, o BPTran Copa multou mais condutores bêbados do que nos demais dias do torneio. Neste sábado (28), o batalhão também irá atuar em São Paulo por conta do jogo entre Brasil e Chile, que ocorre em Belo Horizonte.

No dia 12, quando o time nacional estreou na Copa vencendo a Croácia em São Paulo, 34 motoristas foram autuados pela PM por dirigir sob efeito de bebida alcoólica na Zona Norte da cidade.

Em 17 de junho, no empate sem gols entre Brasil e México em Fortaleza, 51 condutores alcoolizados foram pegos por policiais militares nas regiões central e Oeste da capital paulista. Desse total, 50 acabaram multados e um preso.

E no dia 23, na vitória da seleção sobre Camarões em Brasília, 39 motoristas dirigiam sob efeito de álcool no organismo na Zona Oeste, de acordo com a corporação.

Cento e vinte e quatro condutores embriagados foram pegos nesses três dias em que o Brasil disputou uma partida. Nos demais dias, foram 203 motoristas alcoolizados.

As blitzes estão sendo realizadas diariamente, geralmente das 21h de um dia até o fim da madrugada do dia seguinte, em todas as regiões da cidade. Quando há jogos do Brasil, as ações são intensificadas. Neste sábado, por exemplo, a operação terá início às 17h e terminará às 5h de domingo.

Motoristas serão parados nas barreiras policiais.Para saber se eles beberam, podem ser usados bafômetros. Como o condutor tem o direito legal de se recusar a assoprar o aparelho para não produzir provas contra ele, a lei permite que o PM avalie visualmente se o motorista bebeu.

No total, 327 condutores acabaram multados em São Paulo, no período de 12 a 23 de junho, por infringirem leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dois deles ainda foram presos.

O BPTran Copa aplicou multas por meio de dois artigos: o 165 e o 306, ambos do CTB.

O 165 trata de infração de trânsito, dá multa de R$ 1.915,40, recolhe a habilitação do condutor e só autoriza a retirada do veículo por outro motorista com carteira e que não tenha bebido. Para ser enquadrado nesse artigo, quem está guiando tem de apresentar 0,05ml até 0,33ml de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.

O artigo 306 já é tratado como crime de trânsito, prevê, além da multa de R$ 1.915,40, prisão em flagrante com pena de seis meses a três anos de detenção. Cabe fiança para que o motorista responda em liberdade, mas sua habilitação e carro são recolhidos. Somente outro condutor habilitado e que não bebeu pode retirar o veículo. Para ser responsabilizado, o motorista tem que ter 0,34 ml de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.

O BPTran Copa é comandado pelo tenente-coronel Marcelo Vianna. Conta com mais de 260 policiais militares, 80 carros e 70 motos.



Fonte: Portal G1

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página