» » » Entrevista com Dom João Bosco, Novo Bispo da Diocese de Osasco - SP

Dom João Bosco
O Jornal “L’Osservatore Romano” publicou na edição de 16 de abril, Quarta feira da Semana Santa, a notícia da transferência do bispo de União da Vitória, Dom João Bosco, para a Diocese de Osasco, sucedendo a Dom Ercílio Turco, cuja renúncia foi apresentada ao Papa, em conformidade com o Direito Canônico. Dom João Bosco completou no último dia 30 de março, sete anos como Bispo diocesano de União da Vitória. Também vinha exercendo a função de Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, que abrange as dioceses do Estado do Paraná.

O Jornal Estrela Matutina perguntou a Dom João Bosco:

EM: O que o Sr. pensou de imediato, ao receber a nomeação do Papa Francisco para esta nova missão?

D. João Bosco: No primeiro momento, uma notícia assim causa algum susto: não tive oportunidade de conhecer a Diocese de Osasco, mas sei que é muito grande, talvez dez vezes maior que a população de União da Vitória. Mas sendo um convite do Santo Padre, entendo que é a voz de Deus, então conto com a ajuda Dele, em primeiro lugar. E conto também com as orações do povo de Osasco, que aguardava um novo Bispo. Tenho muita pena de deixar União da Vitória, deixar dom Walter, que há sete anos me entregou uma diocese bem estruturada e organizada, os padres e diáconos, todos muito amigos, o povo das paróquias e capelas que sempre me acolheu com muita alegria. Tudo isso passa pela cabeça da gente. Mas não tive dúvidas em aceitar e obedecer, pois é um convite de Nosso Senhor.

EM: O Senhor também preside o Regional Sul 2 da CNBB. Como fica o Regional?

D. João Bosco: Estou completando três anos na Presidência. De imediato, penso que o vice presidente, Dom Mauro Aparecido, de Cascavel, deverá assumir. Mas temos logo a próxima assembleia, em Aparecida daqui a duas semanas. Ali será encaminhada questão. O que posso dizer é que este período foi muito bom, com a ação, em Curitiba, do Secretário Dom Rafael Biernaski, e o Padre Mário Spaki, como secretário Executivo. Sempre nos entendemos muito bem, e creio que realizamos a nossa missão da melhor forma que pudemos. Quero deixar aos bispos do Paraná um grande abraço. Ainda estaremos juntos mais algum tempo, mas deixo aqui o meu agradecimento pelo trabalho em belíssima comunhão. O Espírito Santo é que tudo guia, e saberá também levar a bom termo este último ano da atual presidência.

EM: Sua mensagem ao povo de União da Vitória e também ao povo de Osasco

Dom João Bosco: O que eu peço aos diocesanos de União da Vitória é que sejam firmes e corajosos, acolhendo, comigo, a vontade do Senhor. E me perdoem por alguma ação desastrada, ou omissão séria. Quero bem a todos. Ao povo de Osasco, quero bater na porta com humildade, pedir guarida, vou com alegria, sempre disposto a servir. Desde já contem com minhas orações e peço o mesmo de todos. E tenham uma Páscoa Santa e muito feliz!


Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página