» » » USP cai 20 posições entre os 'top 100' de ranking de reputação universitária


A Universidade de São Paulo (USP) caiu 20 posições, mas segue entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo em reputação no meio acadêmico, segundo o ranking divulgado nesta quarta-feira (5) pela instituição londrina Times Higher Education (THE).

O ranking foi montado a partir de uma pesquisa com mais de 10,5 mil professores convidados de 150 países. Única universidade brasileira entre o “top 100” do ranking, a USP aparece na faixa entre o 81º e o 90º lugar. No ano passado, a USP estava na faixa de 61º ao 70º lugar.

A lista que leva em conta a reputação da universidade entre os pesquisadores do meio acadêmico. A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos.


Veja as 10 primeiras universidades no ranking de melhor reputação
Posição Instituição País
1º) Universidade Harvard EUA
2º) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) EUA
3º) Universidade Stanford EUA
4º) Universidade de Cambridge Reino Unido
5º) Universidade de Oxford Reino Unido
6º) Universidade da Califórnia - Berkeley EUA
7º) Universidade Princeton EUA
8º) Universidade YAle EUA
9º) Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) EUA
10º) Universidade da Califórnia - Los Angeles EUA
81º-90º) Universidade de São Paulo BRASIL
Fonte: Times Higher Education, Top Universities by Reputation 2014


O diretor da THE, Phil Baty, considera que a queda de posição da USP no ranking serve de alerta para a universidade brasileira. "A reputação acadêmica é muito importante para atrair talentos internacionais e obter colaborações de pesquisa globais", avalia.

"No entanto, a reputação de São Paulo diminuiu este ano e certamente deve haver a preocupação de que, sem uma ação significativa, pode entrar em uma tendência para baixo. Parece ser o caso de que a sua comprovada excelência em áreas-chave, simplesmente não é reconhecida em importantes partes do mundo. Na Ásia, por exemplo, onde há muito investimento no ensino superior, a USP parece não ser conhecida. A verdadeira internacionalização poderia ajudar a instituição a realizar o seu potencial."

Entre as dez primeiras colocadas estão oito universidades dos Estados Unidos e duas do Reino Unido. A Universidade Harvard segue em primeiro lugar com a maior reputação acadêmica, segundo o ranking. Em seguia está o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), seguido pela Universidade Stanford, ambos dos Estados Unidos. Na quarta e quinta posições aparecem duas instituições britânicas, Cambridge e Oxford. Depois são mais cinco americanas: Berkeley, Princeton, Yale, Caltech e UCLA.


Fonte: Portal G1

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página