» » » » Católicos apoiam Francisco, mas se dividem sobre doutrina, diz pesquisa

Papa Francisco durante discurso feito de sacada na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: Reuters)


Os católicos acreditam que o Papa Francisco faz um bom trabalho à frente da Igreja Católica, mas muitos discordam da doutrina sobre temas polêmicos, especialmente o uso de anticoncepcionais, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo (10) pela rede Univisión, com sede nos Estados Unidos.

O levantamento feito em 12 países concluiu que entre apoiadores da doutrina da Igreja predominam homens e mulheres casados, com mais de 55 anos, que comparecem frequentemente à missa e vivem em áreas rurais.

Para os demais perfis, as opiniões sobre temas como o casamento homossexual, o aborto, o divórcio e a ordenação de mulheres varia segundo a região, a idade e a renda.

De acordo com a pesquisa, 87% dos católicos acreditam que Francisco está fazendo um bom ou excelente trabalho, pouco antes do primeiro aniversário de seu papado, em março. No entanto, 78% dos consultados são a favor do uso de métodos contraceptivos, o que contraria a doutrina da Igreja católica.

Mulheres no sacerdócio
Sobre outros temas, há grandes diferenças entre os católicos de diferentes regiões do mundo: 80% dos católicos africanos e 76% dos filipinos apoiam a proibição de ordenação de mulheres como sacerdotes, uma postura compartilhada por apenas 30% dos europeus e 36% dos americanos.

O tema mais controverso é o casamento entre pessoas do mesmo sexo: a oposição da Igreja a este tipo de matrimônio é compartilhada por 99% dos católicos africanos, contra 40% dos americanos. "Em média, 5% mais mulheres que homens, 18% mais jovens que pessoas mais velhas e 10% mais pessoas com renda alta e média do que baixa são favoráveis ao casamento homossexual", afirmam os autores da pesquisa.

Os católicos da Espanha - que durante séculos apoiaram a doutrina da Igreja - estão entre os mais liberais, junto aos franceses, enquanto os africanos e filipinos estão entre os mais conservadores. A pesquisa, realizada por Bendixen & Amandi International para a Univisión, consultou 12.036 católicos de Argentina, Brasil, Colômbia, República Democrática do Congo, França, Itália, México, Filipinas, Polônia, Espanha, Uganda e Estados Unidos.

Estes países representam 61% do 1,2 bilhão de católicos existentes no mundo. A margem de erro da pesquisa é de 0,9 ponto percentual.

Francisco, cujo nome verdadeiro é Jorge Mario Bergoglio, se tornou em março de 2013 o primeiro Papa latino-americano e primeiro jesuíta a assumir o Trono de São Pedro, em substituição ao austero Papa alemão Joseph Ratzinger, Bento XVI, que renunciou ao cargo em uma decisão inédita em sete séculos.


Fonte: Portal G1

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página