» » » » » 4 atletas olímpicos que venderam suas medalhas de ouro para fazer o bem

Desde o início dos Jogos Olímpicos de Sochi, nossa atenção se voltou para as mais diversas modalidades de inverno, os atletas de maior destaque e, é claro, as medalhas. Depois de muito treinamento e expectativa, o objetivo de cada atleta é superar seus próprios limites e buscar ser o melhor do mundo.

Mas depois de obter esse reconhecimento, será que manter a medalha de ouro é assim tão importante? Para saber a resposta dessa pergunta, confira a história desses quatro atletas olímpicos que foram os melhores em suas categorias e resolveram vender suas medalhas de ouro por uma boa causa.



1) Mark Wells


 
  • País:Estados Unidos
  • Modalidade:Hóquei
  • Competição:Jogos Olímpicos de Lake Placid (1980)
Quem nunca ganhou uma medalha tão importante pode não entender o vínculo histórico e emocional que um atleta pode ter com o objeto que representa o reconhecimento de sua maior capacidade. Por esse motivo, para Mark Wells não foi nada fácil se desfazer de sua medalha. A peça foi vendida em 2010 para um colecionador que, por sua vez, vendeu a medalha através de uma casa de leilões por mais de 310 mil dólares. O atleta usou o dinheiro para ajudar a pagar o tratamento de uma rara condição genética que acometia sua medula espinhal.

Junto com a medalha, o atleta entregou a seguinte nota: “Esta medalha de ouro simboliza que minhas conquistas pessoais e as conquistas da nossa equipe foram alcançadas. Como um dos únicos 20 jogadores a receber essa medalha de ouro, ela tem um lugar especial no meu coração desde fevereiro de 1980. Quando decidi oferecê-la, também decidi que a usaria até o dia de entregá-la. Por isso, dormi com essa medalha nas últimas duas semanas. Eu espero que você estime esta medalha tanto quanto eu”.

2) Wladimir Klitschko

 

  • País:Ucrânia
  • Modalidade:Boxe
  • Competição:Jogos Olímpicos de Atlanta (1996)
As Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos, ficaram marcadas como o primeiro ano em que a Ucrânia competiu como um país independente, então a medalha de Wladimir Klitschko teve um peso ainda maior. Porém, para o atleta, era mais importante fazer com que as crianças ucranianas tivessem acesso ao esporte. Por esse motivo, sua medalha de ouro foi leiloada e arrecadou 1 milhão de dólares para a Klitschko Brothers Foundation, que ajuda a financiar espaços para que as crianças possam praticar esportes. O misterioso benfeitor que ganhou o leilão devolveu a medalha ao seu dono original.


3) Anthony Ervin

 

  • País:Estados Unidos
  • Modalidade:Natação
  • Competição:Jogos Olímpicos de Sidney (2000)
Anthony Ervin foi o grande vencedor da prova de natação de 50 metros livre das Olimpíadas de Sidney em 2000. Apesar do reconhecimento, o atleta se aposentou do esporte em 2003, com apenas 22 anos, alegando que precisava cuidar da sua vida longe da disciplina de ser um competidor profissional. No ano seguinte, Ervin colocou sua medalha de ouro à venda no eBay. O atleta doou os mais de 17 mil dólares que arrecadou para as vítimas que foram atingidas pelo tsunami do Oceano Índico.


4) Otylia Jedrzejzak

  • País:Polônia
  • Modalidade:Natação
  • Competição:Jogos Olímpicos de Atenas (2004)
Antes mesmo de se qualificar para os jogos de Atenas, Jedrzejczak declarou que quaisquer medalhas de ouro que ela eventualmente ganhasse seriam doadas para caridade. Quando ela finalmente subiu no lugar mais alto do pódio, sua promessa começou a se tornar realidade. A medalha conquistada na prova de 200 metros com nado borboleta rendeu mais de 80 mil dólares que foram usados para ajudar crianças polonesas com leucemia. “Eu não preciso da medalha para me lembrar. Eu sei que sou uma campeã olímpica. Está no meu coração”, contou ela.



Fonte: MegaCurioso

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página