» » » » Que Mal Faz o Álcool?

O consumo de álcool em excesso pode matar ou debilitar o usuário em um tempo relativamente baixo. De acordo com estudos e médicos especializados no assunto existem mais de 60 doenças relacionadas ao alcoolismo.

A Organização Mundial de Saúde informou através de pesquisas realizadas em todo mundo que cerca de 76 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de transtorno pelo consumo de bebidas alcoólicas.

O uso danoso do álcool é ligado a doenças que incluem o Câncer (de boca, esôfago, estômago, fígado), cirrose (entre outros problemas no fígado), alterações no sangue, doenças do pulmão, lesões cerebrais, doenças do coração e desordens mentais. O alcoolismo é associado também com comportamentos de alto risco, incluindo sexo inseguro e o uso de outras drogas.

Outros problemas que podem ser relacionados à saúde como suicídios, danos intencionais e não intencionais (beber e dirigir), comportamento agressivo, perturbações familiares e acidentes no trabalho também podem estar relacionados com o uso abusivo do álcool.

Mulheres alcoolistas podem ter o risco de gravidez indesejada e se expor a uma série de alterações, como a síndrome alcoólico-fetal que, durante a gravidez, prejudica a formação do feto. Esses problemas não afetam somente o consumidor, mas também todo o ambiente em que convive, incluindo familiares, vítimas de violência por parte do usuário e acidentes associados ao abuso do álcool.

Em um estudo apresentado na Conferência Européia de Câncer foi verificado que bebidas alcoólicas aumentam o risco de câncer de mama. Definiram que três ou mais doses de álcool por dia, independente do tipo de bebida, aumentam consideravelmente os riscos das mulheres contraírem a doença. Além do câncer de mama o alcoolismo pode estar relacionado a cerca de 4% das mortes por de fígado, reto.

Existem variantes para os efeitos do álcool que vão de acordo com a rapidez e freqüência com que ocorre a ingestão, os alimentos consumidos durante o ato de beber, massa corporal da pessoa e até o estado de espírito no momento em que bebe.

A bebida alcoólica atinge rapidamente a circulação do sangue e todos os órgãos do corpo, incluindo o sistema nervoso, provocando, mesmo em pequenas doses, a redução da coordenação motora e dos reflexos, o estado eufórico e desinibido da pessoa.

Os males e doenças relacionados ao consumo abusivo do álcool já são conhecidos então, a recomendação para as pessoas que optarem por ingerir bebidas alcoólicas é, de acordo com uma pesquisa do Instituto nacional do Câncer, para que limitem o consumo para menos de duas doses por dia para homens e menos de uma para mulheres.

Lembrando sempre que a saúde, a estética e o corpo humano agradecem a falta do álcool. Mulheres grávidas, crianças e adolescentes não devem, sob hipótese alguma, ingerir bebida alcoólica.


Fonte: http://alcoolismo.com.br

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página