» » » Exposição reúne raras imagens de São Francisco, patrono dos animais


São Francisco, protetor dos animais (Foto: Mariane Rossi/G1)

Diversas imagens de São Francisco de Assis foram reunidas em uma exposição em Santos, no litoral de São Paulo, para celebrar o dia do Santo que é considerado o padroeiro dos animais, comemorado nesta sexta-feira (4). A mostra conta com peças valiosas e está no Santuário Santo Antônio do Valongo.

Frei Rozântimo Costa, pároco do Santuário do Valongo (Foto: Mariane Rossi/G1)
Frei Rozântimo Costa, pároco do Santuário do
Valongo (Foto: Mariane Rossi/G1)
A exposição conta com mais de 50 imagens do santo. Há peças em madeira, em resina, argila e tecido em vários tamanhos. Algumas peças são do Frei Rozântimo Costa, pároco do santuário, enquanto outras pertencem à igreja. Ainda há imagens que foram trazidas da Itália ou doadas e confeccionadas por fiéis.

A peça mais antiga é do século XVII. “Essa imagem é muito valiosa, esculpida em madeira e tem mais de 200 anos. As imagens antigas de São Francisco são sempre dele com o evangelho, a cruz ou com uma caveira, lembrando que Francisco de Assis não via a morte como uma inimiga”, explica o frei.

Santo também é considerado um mensageiro da paz (Foto: Mariane Rossi/G1)
Santo também é considerado um mensageiro da
paz (Foto: Mariane Rossi/G1)
Já as imagens mais atuais, mostram o santo com animais. Segundo o frei, São Francisco de Assis se tornou o patrono da ecologia no século XVIII porque sempre teve uma sensibilidade com a natureza. “Ele defendia e cuidava de toda a natureza. Por exemplo, ele cuida da água porque ela é minha irmã, é criada por Deus”, afirma o frei. Em uma das imagens, há uma ovelha e um lobo que representa o bem e o mal. O pombo branco também é frequente em várias peças, simbolizando que São Francisco era também o mensageiro da paz", diz.


Segundo o frei, São Francisco de Assis tem mais de 800 anos. “Tem outros São Francisco e esse São Francisco, para diferenciar, faz referência a cidade de Assis, que é no interior, mais ou menos 100 km de Roma”, explica. Como o santo é muito adorado, eles pensaram em fazer a exposição com imagens de São Francisco. De acordo com o frei, a intenção é evangelizar por meio da comunicação, já que toda imagem traz uma informação.

Exposição está no Santuário do Valongo, em Santos (Foto: Mariane Rossi/G1)
Exposição está no Santuário do Valongo, em Santos (Foto: Mariane Rossi/G1)


A programação da Festa de São Francisco começou na última segunda-feira (1). Nesta sexta-feira (4) haverá benção de animais às 10h, 12h, 15h, 17 e missa às 19h. Já no domingo, será o encerramento da Semana Franciscana com missa às 8h e às 19h. Todas as atividades acontecem no Santuário de Santo Antônio do Valongo, que fica no Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo, em Santos.


Fonte: Portal G1

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página