» » » Julgamento de 98 envolvidos nos ataques em SC inicia nesta segunda

Início do julgamento está previsto para às 12h (Foto: Talita Rosa/RBS TV)


O primeiro dia do julgamento de 98 pessoas envolvidas nas ondas de atentados que aconteceram em novembro de 2012 e fevereiro de 2013 em Santa Catarina começa na tarde desta segunda-feira (9). As audiências serão no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, em Itajaí, até o dia 18 de setembro. De acordo com o Tribunal de Justiça, o caso corre em segredo, por isso o julgamento não será aberto à população.

Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí (Foto: Jeferson Acevedo/RBS TV)
Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí
(Foto: Jeferson Acevedo/RBS TV)
Em novembro de 2012 e fevereiro de 2013 ocorreram no estado duas ondas de crimes, incluindo incêndio a ônibus do transporte coletivo e veículos particulares e ataques a bases policiais. No ano passado, a Polícia Militar confirmou 58 ocorrências em 16 cidades. No começo deste ano, foram 114 ataques em 37 cidades. Investigações da polícia apontaram que uma facção criminosa estava por trás dos atentados e comandava as ações de dentro do sistema prisional catarinense.

Entre os acusados, segundo a Polícia Militar, estão 23 detentos que se encontram no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Eles acompanharão as audiências através de vídeoconferência e os 55 acusados que se encontram em unidades prisionais de Santa Catarina foram conduzidos até a unidade prisional de Itajaí para as audiências. Além dos acusados, também participarão 20 réus soltos, além de advogados de defesa, testemunhas de acusação e de defesa.

As audiências serão realizadas em uma sala especial, com cadeiras de plástico. Nesse mesmo local, a Justiça montou um equipamento para que as videoconferências possam ser realizadas. Os detentos provenientes de outras unidades prisionais catarinenses ficarão em novas celas, que antes da vinda deles estavam vazias.

A Polícia Militar é responsável pela segurança dos que estão na audiência, além dos moradores da área próxima ao Complexo Penitenciário.


Ônibus escolar foi incendiado em Tijucas, na Grande Florianópolis (Foto: Paulo Schmidt/Arquivo pessoal)
Ônibus escolar foi incendiado em Tijucas em
novembro (Foto: Paulo Schmidt/Arquivo pessoal)
Transferência de presos
O Departamento de Administração Prisional (Deap) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram na manhã de domingo (8) a transferência de 55 detentos de unidades prisionais de Santa Catarina para o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.

A operação envolveu 150 agentes do Deap e levou detentos dos presídios de Florianópolis, São Pedro de Alcântara, Blumenau e Jaraguá do Sul para uma ala da unidade prisional no Vale do Itajaí.


Combate à violência
No dia 16 de fevereiro, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve em Santa Catarina para anunciar medidas de combate à onda de violência. Entre elas, houve a transferência de 37 detentos de prisões catarinenses para a unidade de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e de três outros apenados para Porto Velho, em Rondônia.

O ministro também anunciou a vinda da Força Nacional, que atuou nessas transferências e na segurança das unidades prisionais catarinense. Também foi anunciada a Operação Divisas, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas fronteiras catarinenses de 16 de fevereiro a 31 de março. O resultado foi a prisão de 322 pessoas envolvidas em contrabando, descaminho (crime contra a ordem tributária), documentos falsos, porte ilegal de armas e drogas, além de mandados de prisão em aberto.


Fonte: Portal G1

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página