» » » Conheça a Origem do Homem Morcego: Batman

No final de 1938, o editor Vin Sullivan começou a pedir a todos os artistas de sua editora novos personagens como o "Superman", o grande sucesso daquele ano. Principalmente um que fosse uma mistura de policial com super-herói, para ser encaixado como estrela da revista "Detective Comics". Bob Kane, que já vinha colaborando com Sullivan, também tinha idéia semelhante. Numa sexta-feira do início de 1939, Sullivan contou-lhe sobre Superman e disse que seus autores, Siegel e Shuster, em breve ficariam ricos com a historieta. Kane respondeu que voltaria na segunda com o novo personagem. Inspirado nos filmes de "gangsters", nas tiras de "Dick Tracy", nos pulps do "Sombra", no "Zorro" e na fita "The bat", Kane criou um novo super-herói: "The Bat-Man".

Após os esboços iniciais, Kane levou a figura fantasiada ao amigo Bill Finger. Este sugeriu que eliminasse as asas, substituindo-as por uma capa com a bainha recortada em forma de asas de morcego. Finger sugeriu também que o personagem usasse luvas, para não deixar digitais. Após várias mudanças feitas pelos dois autores, o Homem-Morcego finalmente estreiou no no. 27 de "Detective Comics", em 1939.

Com o passar do tempo, "The Bat-Man" foi simplificado para "Batman", as pequenas luvas roxas passaram a ser pretas e longas, ao contrário das botas, que encurtaram. A origem, revelada aos leitores meses depois, lembra a de "Tracy": o menino Bruce Wayne vê os pais serem assassinados na rua por um assaltante. Revoltado, ele cresce treinando seu corpo e mente para combater o crime. Ao invés de se tornar um tira, como Tracy, se transforma num vigilante mascarado.

As primeiras HQs do herói são violentas, com o Cruzado de Capa não pestanejando quando decide usar armas de fogo. Esse aspecto foi minimizado em 1940, quando ele ganha um parceiro-mirim: Robin, o Menino-Prodígio. Assim como ele, Robin também teve os pais, trapezistas de circo, assassinados por criminosos covardes. Batman se identifica com o garoto e aceita treiná-lo para combater os gangsters que mataram seus pais.



Kane, Finger, Gardner Fox, Jerry Robinson e outros autores posteriores introduziram vários personagens coadjuvantes na historieta (e em suas versões para o rádio, cinema e TV), ao longo dos anos: o Comissário Gordon, presente desde a estréia da série; o fiel mordomo inglês Alfred; a noiva de Bruce, Julie Madison; a tia de Dick, Harriet Cooper; Bat-Mirim, um duende de outra dimensão, fã de carteirinha do herói; o hilário Chefe O'Hara, da polícia de Gotham City; Lucius Fox, executivo braço-direito de Bruce na Fundação Wayne.

Assim como em "Dick Tracy", Batman também tem sua galeria de vilões: a Mulher-Gato, que tem uma relação ambígua com o herói; Coringa, o palhaço do Crime; o Charada, cujo crime não tem graça para ele a não ser quando desafia o Cruzado Embuçado; Pinguim, fanático por guardas-chuvas e aves; Duas-Caras, o ex-promotor público que se voltou para o crime; Espantalho, mestre em provocar fobias em seus inimigos; Mr. Freeze, cientista especializado em criogenia; Rãs Al Ghun, líder de uma organização criminosa internacional que quer o herói como genro; além de outros malucos.

Para combatê-los, Kane, Finger e cia. deram à sua criação, aos poucos, uma série de material bélico: a Bat-Caverna, o esconderijo do herói, situada abaixo de sua casa, a Mansão Wayne (no início, ele morava num apartamento); o Bat-Móvel, um arsenal sobre rodas; o cinto de utilidades, cheio de compartimentos que armazenavam uma pequena e resistente corda, um bumerangue ("batarangue"), cápsulas de gás, bombas-bolinhas de cortina de fumaça; lâminas etc. etc. Uma mudança feita pelos autores foi a cidade onde Batman atua: no início, o nome do local não era revelado: Batman estava sempre "na cidade". Depois, ficou estabelecido que essa cidade era Nova York. Por fim, achou-se melhor o herói atuar na fictícia Gotham City.

- Antônio Luiz Ribeiro


Fonte: www.guiadosquadrinhos.com

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

3 comentários:

  1. O Batman é o melhor, não tem super poderes mais sua inteligencia supera qualquer super poder.

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei do Batman, sou fã de carteirinha, parabéns Rádio Fonte de Água Viva, estou acompanhando essa série e estou achando o máximo. Qual será o próximo?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página