Rádio Fonte de Água Viva - Topo

'Condomínio' de joões-de-barro chama atenção em chácara de SP

Triplo ninho de joão-de-barro foi construído por aves em chácara perto de Cotia (SP) (Foto: Marcelo Costa)


Uma construção peculiar de pássaros joão-de-barro em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, chamou a atenção de um fotógrafo que passava pela chácara onde as aves ousaram na arquitetura. Marcelo Costa conta que estava visitando o sítio quando percebeu o trio de ninhos construídos um sobre o outro, como um 'condomínio' de apartamentos de joões-de-barro.

"Eu estava fotografando a casa e o terreno dessa chácara, pois era uma possibilidade de negócio. Mas parece que o olho de fotógrafo está sempre em busca de algo diferente e interessante para fotografar", contou ao G1.

Recorte aproximado da imagem mostra o 'condomínio' de joões-de-barro (Foto: Marcelo Costa/Divulgação)
Recorte aproximado da imagem mostra o 'condomínio' de joões-de-barro (Foto: Marcelo Costa)


Veterinário de formação, Marcelo divide o trabalho como empresário do ramo de imóveis com estudos e experimentos em fotografia. Nos anos que trabalhou como veterinário, quando viajava por fazendas pelo interior, não lembra de ver três casas de joão-de-barro desse jeito. "Nunca tinha visto isso...E eu já andei muito no mato!"

Não é raro, no entanto, que um casal da espécie construa novos ninhos bem próximos uns dos outros. As aves controem um novo ninho todos os anos, ou reformam o ninho antigo. Isso porque variações de temperatura geralmente criam rachaduras nas paredes. Os novos ninhos costumam ser edificados sobre os antigos ou próximos a eles, segundo especialistas.


Fonte: Portal G1

Postar um comentário

0 Comentários