» » » » » » » Rodeio: O lucro acima de tudo


Vemos a mídia divulgando amplamente as famosas “festas de peão de boiadeiro” ou simplesmente “os rodeios”. Divulgam alegria, shows, paqueras, prêmios e etc.

No entanto, no rodeio existe um outro lado que é pouco mostrado, mas basta uma pequena pesquisa na Internet para nos depararmos com essa outra realidade: a tortura com a qual os animais são submetidos.

O touro não pula por que é bravo ou porque quer derrubar o peão, ele pula por causa de um instrumento chamado Sedem ou sedenho. É um artefato de couro ou crina que é amarrado ao redor do corpo do animal (sobre pênis ou saco escrotal) e que é puxado com força no momento em que o animal sai à arena. Além do estímulo doloroso pode também provocar rupturas viscerais, fraturas ósseas, hemorragias subcutâneas, viscerais e internas e dependendo do tipo de manobra e do tempo em que o animal fique exposto a tais fatores, pode-se evoluir até o óbito.   Se verem vídeos de rodeios, podem perceber que o touro pula e quando o peão é derrubado, o animal continua a pular numa tentativa desespera de soltar o tal objeto de tortura.

Existe também a prova do laço, nesta acontece muitas vezes de os bezerros ficarem paralíticos devido ao tranco dado pelo laço em seu pescoço. Muitos sofrem lesões na coluna vertebral e traquéia.

O fato é que nos últimos dias postei em minhas redes sociais uma declaração de uma cantora na qual ela dizia que não canta em rodeios, pois não tem perfil, nem artístico, nem psicológico para apoiar eventos que sejam calcados em sacrifícios de animais. O resultado da minha postagem: várias pessoas me excluíram de suas redes sociais, incluindo uma conhecida dupla sertaneja.

Sabe o que eu penso? Se alguém coloca o lucro e o sucesso acima de tudo, e para isso não se importa se quer com o sofrimento dos animais, essa pessoa não merece nossa amizade e nem nossa consideração. Parabéns para aqueles artistas que tem uma mente aberta e voltada para o bem estar de todos, também os dos animais.



Edmilson Aparecido

____________________________________________________________


Edmilson Aparecido é autor de vários livros, comunicador, compositor. 

Escreve artigos para vários, sites, blogs, jornais e revistas
 
Site Oficial: www.edmilsonaparecido.com
Contatos: contato@edmilsonaparecido.com

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página