» » » » Abertura da Bienal do Livro do Rio terá debates com jovens autores


A 16ª Bienal do Livro do Rio, maior evento literário da cidade, vai reunir dezenas de escritores consagrados durante 11 dias, a partir desta quinta-feira (29). Na lista, nomes como Zuenir Ventura, Ferreira Gullar, Nicholas Sparks e Mia Couto. A abertura, no entanto, será reservada para as revelações. A primeira mesa de debate, "Novos tempos, novos escritores", vai reunir no Pavilhão Azul do Riocentro, na Zona Oeste da cidade, Noemi Jaffe, Vinícius Jatobá, Nuno Camarneiro e Wesley Peres. O encontro será às 17h e terá mediação de Paulo Roberto Pires.

O único estrangeiro da mesa é o português Camarneiro, cujo romance "Debaixo de algum céu" ganhou o Prêmio Leya de 2012. Também no exterior, o trabalho de Jatobá foi aclamado e ele foi reconhecido pela revista britânica Granta como um dos melhores autores com menos de 39 dias do país. Completam o debate a paulista Jaffe, do livro "O que os cegos estão sonhando" e o goiano Wesley Peres, que escreveu sobre o acidente radioativo com o Césio 137 em 1987 em sua cidade, na obra "As pequenas mortes".

Um pouco mais tarde, o tema vai da prosa para a poesia contemporânea. Três representantes vão discutir os rumos dos versos também no Pavilhão Azul, às 19h. André Vallias, Bas Bötcher e Ricardo Domeneck vão conversar com a mediação de Suzana Velasco.

Ainda no dia da estreia, os espectadores poderão curtir o espetáculo "Ziraldo - Histórias ao Vento", em diversas edições. A apresentação será às 15h15, 16h15, 17h15 e 18h15. Todas no Pavilhão Verde.
Para encerrar o dia, Rosa Maria Araújo e Leonel Kaz — responsáveis pelo Museu da Imagem e do Som, e pelo Museu do Futebol de São Paulo, respectivamente — vão falar sobre as novas interpretações do esporte e da música popular nos tempos de hoje.

A expectativa dos organizadores é de que 600 mil pessoas visitem a feira. Os portões do evento se abrem às 9h de segunda a sexta e às 10h no fim de semana. As atividades vão até as 22h de segunda a quinta e aos domingos, e até as 23h na sexta e no sábado. Os ingressos custam R$ 14 e podem ser comprados pela internet.


Novidades da Bienal
Três espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. Ainda no clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo de 2014, a Bienal apresenta o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo.

Também haverá um território exclusivo para os adolescentes, o #acampamento na Bienal, onde, sob o comando do historiador e doutor em educação João Alegria (que esteve à frente da Floresta de Livros, em 2009, e da Maré de Livros, em 2011), o visitante terá a oportunidade de encontrar seu ídolo literário em bate-papos animados.

Uma enorme área de 500 metros quadrados será dedicada aos pequenos leitores. No Planeta Ziraldo, muitos personagens inesquecíveis como Menino Maluquinho e o Pererê, ganharão vida por meio da curadoria e cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

Com mais de cem encontros literários, a Bienal terá uma área de 55 mil m² no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, ocupando três pavilhões do centro de convenções.
Veja a programação completa no site da Bienal do Livro.

Serviço:
Bienal do Livro do Rio de Janeiro
Data: de 29 de agosto a 8 de setembro de 2013
Entrada: R$ 14 (compre pela internet)
Local: Riocentro, Avenida Salvador Allende, nº 6.555, Barra da Tijuca.
Outras informações: (21) 3035-9200
Veja o mapa completo do evento.


Fonte: Portal G1

Sobre Nós

A Associação Fonte de Água Viva trabalha na construção de um mundo melhor. Através dos meios de comunicação levamos o amor a paz até os corações nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário, lembrando que este deverá ser aprovado para ser publicado no site.
Não serão aceitos comentários com spam, propagandas, palavrões e etc.

Anti Drogas

Vídeo Previsão do Tempo

Recados

Agenda: Shows e Eventos

Curta Nossa Página