![]() |
Henry Cavill como Super-Homem em 'O homem de aço' (Foto: Divulgação) |
Em “O homem de aço”, que estreia no Brasil nesta sexta (12), o inglês Henry Cavill se torna a quinta versão do Super-Homem no cinema.
O personagem, que apareceu em quadrinhos da DC Comics pela primeira vez em 1938, ganhou seu primeiro filme em 1948. Chamado apenas “Superman”, o longa era composto por 15 pequenos episódios e tinha como protagonista Kirk Alyn, que dois anos mais tarde voltaria ao papel em “Atom man vs. Superman”.
Em 1951, Alyn chegou a ser convidado para interpretar o super-herói também na série de TV, mas recusou, abrindo caminho para George Reeves, que protagonizou ainda o filme “Superman and the mole man”.
Depois disso, porém, foram necessários mais 27 anos até que o personagem voltasse ao cinema. Isso só aconteceu em 1978, quando teve início a quadrilogia com Christopher Reeve, encerrada em 1987.
Uma tentativa não muito bem sucedida de recuperar o personagem aconteceu em 2006, com Brandon Routh, em “Superman – o retorno”, que chegou a ter uma continuação anunciada, mas nunca filmada.
Agora, com direção da Zack Snyder e produção de Christopher Nolan, “O homem de aço” apresenta uma nova versão do super-herói e traz de volta personagens tradicionais como Lois Lane e os pais verdadeiros e adotivos de Karl-El/Clark Kent.
Nas fotos a seguir, lembre os antigos rostos e conheça os novos visuais dos principais personagens do universo de Super-Homem.
O uniforme
![]() |
Kirk Alyn em 'Superman', George Reeves em 'Superman and the mole man', Christopher Reeve em 'Superman, Brandon Routh em 'Superman - o retorno' e Henry Cavill em 'O homem de aço' (Foto: Divulgação) |
O clássico uniforme do Super-Homem também mudou ao longo das décadas. Ele continua usando a inconfundível capa vermelha e botas da mesma cor, porém o tom de azul da roupa foi ficando cada vez mais escuro. Mas, apesar de ela continuar bastante justa no novo filme, a tradicional sunga simplesmente desapareceu, o que, aliás, foi motivo de polêmica entre os fãs logo após a divulgação das primeiras imagens de Henry Cavill nos bastidores.
Clark Kent/Super-Homem
![]() |
Kirk Alyn em 'Superman' e George Reeves em 'Superman and the mole man' (Foto: Divulgação) |
Kirk Alyn foi o primeiro ator a dar um rosto ao Super-Homem, dez anos após a publicação da HQ de estreia do personagem. Além de “Superman”, de 1948, ele também protagonizou “Atom man vs. Superman”, em 1950, e uma grande curiosidade é que, em 1978, fez uma ponta como o pai de Lois Lane em “Superman”. Já em “Superman and the mole man”, lançado em 1951, o papel ficou com George Reeves, que também interpretava o super-herói em uma série de TV.
![]() |
Christopher Reeve em 'Superman', Brandon Routh em 'Superman - o retorno' e Henry Cavill em 'O homem de aço' (Foto: Divulgação) |
Christopher Reeve é, sem dúvida, o rosto que todos imaginam quando se fala em Super-Homem. Ele interpretou o personagem em quatro filmes, lançados em 1978, 1981, 1983 e 1987, sendo substituído por Brandon Routh em “Superman – o retorno”, de 2006, e, agora, por Henry Cavill em “O homem de aço”.
Clark Kent na adolescência
![]() |
Jeff East em 'Superman', Stephan Bender em 'Superman - o retorno' e Dylan Sprayberry em 'O homem de aço' (Foto: Divulgação) |
Seis atores já foram Clark Kent antes de ele se transformar em Super-Homem. Em 1948, o garoto kriptoniano foi interpretado por Mason Alan Dinehart na infância e Ralph Rodges na adolescência, mas nenhum dos dois foi creditado oficialmente. Em 1978, o papel foi de Jeff East. Já em “Superman – o retorno” foi a vez de Stephan Bender. Em “O homem de aço”, Kent começa a descobrir sua origem aos 13 anos, interpretado por Dylan Sprayberry, mas também aparece aos nove, papel de Cooper Timberline.
Lois Lane
![]() |
Noel Neill em 'Superman', Phyllis Coates em 'Superman and the mole man', Margot Kidder em 'Superman', Kate Bosworth em 'Superman - o retorno' e Amy Adams em 'O homem de aço' (Foto: Divulgação) |
A repórter do “Planeta Diário” que se transforma no grande amor do protagonista já foi interpretada por cinco atrizes. Nos filmes de 1948 e 1950, a escalada foi Noel Neill, substituída por Phyllis Coates em 1951. Já na quadrilogia de 1978 a 1987 a jornalista foi interpretada por Magot Kidder. Em 2006, o papel ficou com Kate Bosworth, e em 2013 é ocupado por Amy Adams.
Jor-El
![]() |
Nelson Leigh em 'Superman', Marlon Brando em 'Superman' e Russell Crowe em 'O homem de aço' (Foto: Divulgação) |
O pai biológico do super-herói, que consegue conversar com o filho mesmo depois de morto e é essencial em sua jornada, foi interpretado por Nelson Leigh em 1948 e 1950 e por Marlon Brando em todos os filmes da primeira franquia e também em “Superman – o retorno”. Embora o ator já tivesse morrido na época deste último, foram usadas imagens de arquivo e truques de edição para garantir sua aparição. Em “O homem de aço”, o papel ficou com Russell Crowe.
Lara Lor-Van
![]() |
Luana Walters em 'Superman', Susannah York em 'Superman' e Ayelet Zurer em 'O homem de aço' (Foto: Divulgação) |
A mãe kriptoniana de Kar-El (o verdadeiro nome de Clark Kent) não apareceu em todos os filmes do super-herói. Luana Walters assumiu o papel em “Superman”, de 1948, e em “Atom man vs. Superman”, de 1950, e em “Superman” (1978) e “Superman 2” (1981) ele coube a Susannah York. Em 2013 é interpretado pela atriz israelense Ayelet Zurer.
Martha Kent
![]() |
Virgina Carroll em 'Superman', Phyllis Thaxter em 'Superman', Eva Marie Saint em 'Superman - o retorno' e Diane Lane em 'O homem de aço' (Foto: Divulgação) |
Já a mãe adotiva, que ajuda Clark a se adaptar à Terra, teve quatro intérpretes. A primeira delas foi Virgina Carroll em “Superman”, de 1948, e a segunda foi Phyllis Thaxter, em “Superman”, de 1978. Eva Marie Saint a substituiu em “Superman – o retorno” e em “O homem de aço” é a vez de Diane Lane.
Jonathan Kent
![]() |
Ed Cassidy em 'Superman', Glenn Ford em 'Superman' e Kevin Costner em 'O homem de aço' (Foto: Divulgação) |
O amoroso pai adotivo do protagonista, que também tem um papel essencial em sua trajetória, apareceu apenas três vezes. No “Superman” de 1948, com o nome de Eben Kent, ele foi interpretado por Ed Cassidy. Já como Jonathan, surgiu em 1978 na pele de Glenn Ford, e em “O homem de aço” na de Kevin Costner.
Perry White
![]() |
Pierre Watkin em 'Superman', Jackie Cooper em 'Superman', Frank Langella em 'Superman - o retorno' e Laurence Fishburne em 'O homem de aço' (Foto: Divulgação) |
O primeiro ator a ficar com o papel, nos filmes de 1948 e 1950, foi Pierre Watkin. Nos quatro longas protagonizados por Christopher Reeve, Jackie Cooper interpretou seu chefe, o editor do jornal “Planeta Diário”. No filme de 2006, porém, foi a vez de Frank Langella, substituído por Laurence Fishburne na versão de 2013.
Lana Lang
![]() |
Diane Sherry em 'Superman', Annette O’Toole em 'Superman 3' e Jadin Gould (Foto: Divulgação e Frazer Harrison/Getty Images North America/AFP) |
Antes de conhecer Lois Lane, Clark Kent se apaixonou ainda na infância por outra garota. Ela apareceu no filme de 1978, interpretada por Diane Sherry, e voltou no de 1983, já adulta, na pele de Annette O’Toole. Em “O homem de aço” Lana tem uma participação bem pequena: a atriz Jadin Gould surge como a garota que defende Kent de uma provocação quando ambos estão no ônibus escolar e vê do que ele é capaz após um acidente com o veículo.
General Zod
![]() |
Terence Stamp em 'Superman' e Michael Shannon em 'O homem de aço' (Foto: Divulgação) |
Em “O homem de aço”, Michael Shannon interpreta o grande vilão e rival do protagonista, um general também nascido em Krypton. Mas esta não é a primeira vez que os dois personagens se encontram nas telas. Em “Superman” e “Superman 2” Zod já havia aparecido, interpretado por Terence Stamp.
Lex Luthor
![]() |
Lyle Talbot em 'Atom man vs. Superman', Gene Hackman em 'Superman', e Kevin Spacey em 'Superman – o retorno' (Foto: Divulgação) |
Embora não exista confirmação oficial, Luthor pode ser o próximo rival do super-herói. E, se o personagem não aparece em “O homem de aço”, ao menos sua existência é sutilmente lembrada com o nome de sua empresa estampado em caminhões destruídos durante as lutas do Super-Homem com seus conterrâneos. Três atores já interpretaram o perigoso milionário: Lyle Talbot em “Atom man vs. Superman”, Gene Hackman, em “Superman”, “Superman 2” e “Superman 4”, e Kevin Spacey em “Superman – o retorno”.
Fonte: Portal G1
Nenhum comentário: